9 de maio de 2012

Falhas de comunicação


Boca
Fonte
 

Sintonizar o Radio
Fonte


Ouvido
Fonte

Nunca vos aconteceu dizerem uma coisa e ouvir uma resposta que não tem nada a ver com o que disseram? Chama-se falha na comunicação. Há quem filosofe se foi a boca que se expressou mal ou o ouvido que não interpretou bem. Para que não hajam discussões: foi falha de comunicação.
Há uma expressão muito interessante em inglês, usada quando duas pessoas não se entendem, que é: “Are we on the same page?” Se uma pessoa fala sobre cenouras e outra fala sobre cebolas, pensando que falam do mesmo, não se podem entender. Uma diz que fazem os olhos ficarem bonitos e a outra critica. Como ficam os olhos bonitos, se faz chorar?
O que acontece é que todos os nossos pensamentos se baseiam em perceções. Perceções essas que dependem de contextos, de opiniões, expectativas, experiências. Há dias em que estamos sintonizados em AM, outros em FM. A boca que fala tem uma determinada intenção comunicativa que transmite na forma de mensagem. Essa mensagem passa por um canal onde pode haver ruídos e interferências. O ouvido que ouve, consoante expectativas pré-existentes, estado de humor ou a página por onde os seus pensamentos caminham, interpreta por vezes à luz do dia, por vezes à luz da lua, por vezes à luz de um candeeiro.

Agora temos os SMSs. Mensagens que economizam palavras, até letras, e são escritas a alta velocidade. Basta esquecer uma vírgula e vejam a diferença que faz: “Não, vou contigo.”, “Não vou contigo.”

A comunicação é uma necessidade básica do ser humano, ser social por excelência. E como nos perdemos nesta rede complexa! Perdemo-nos, encontramo-nos e reencontramo-nos para nos perdermos novamente. É o ciclo vicioso da comunicação.

 

2 comentários:

  1. Agora não te deixo mais a falar sozinha...mas vou ser muito repetitiva, ou seja, tens sempre as palavras certas!:)

    ResponderEliminar

Não me deixe falar sozinha. Dê a sua opinião. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...