7 de maio de 2012

Desporto por desporto

Desporto
Fonte da Imagem

Aquilo a que chamamos desporto tem um objetivo nobre. Proporciona atividade física, algo saudável para o nosso corpo, envolve técnica, talento, perícia e é ainda uma forma de entretenimento. Permite-nos conhecer muitas pessoas, fazer amizades, viajar, ter contacto com outras culturas.
Muitas atividades desportivas são competitivas. Para isso têm regras. Essas regras são imprescindíveis para o bom funcionamento de qualquer atividade, para apuramento, seleção, atribuição de prémio. Garantir que essas regras são respeitadas com justiça é uma condição essencial ao bem-estar dos participantes.
Pessoalmente, tenho muita pena que a inspiração para a prática de atividades desportivas se deva, por vezes, a causas menos nobres do que o amor ao desporto, ou o amor à camisola. Tenho pena quando, em certas ocasiões, os aplausos ou as belas canções de uma claque são substituídas por “alívios de tensão” causados por atitudes antidesportivas.
Há desportos que envolvem um certo perigo, onde alguns acidentes são de esperar. No desporto há lugar para acidentes, não para violência intencional. Há violências que não podem ser ignoradas por quem tem nas suas mãos o poder de fazer cumprir regras. Há acontecimentos que podem ser mais rápidos do que os nossos olhos, tornando inevitável uma injustiça que não foi intencional. Há que compreender isso. O que não se pode compreender é o que se mete pelos olhos dentro, até para quem nem é entendido na matéria.
Para mim, qualquer desporto que seja praticado, deve sê-lo com o coração. Deve-se correr pelo simples prazer de correr, jogar pelo prazer de jogar, saltar pelo prazer de chegar lá no alto. Sempre que fazemos algo com o coração, damos o nosso melhor e chegamos mais longe. O aperto de mão dado ao nosso adversário deve ser sincero. Devemos ficar tão felizes ao dar parabéns, como ficamos ao receber. Para mim o desporto é isso. Deveria unir povos, segundo o ideal transmitido pelos Jogos Olímpicos, não separar irmãos.

1 comentário:

  1. Muito bem Saluuu, assim é que é, FAIRPLAY acima de tudo! heheh
    Precisavas de passar a informação ao futebol regional para ver se ficam menos violentes e se jogam mais... ahahah
    Beijoca*

    ResponderEliminar

Não me deixe falar sozinha. Dê a sua opinião. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...