26 de setembro de 2011

As consequências dos mimos


Criança mimada
Fonte da Imagem

Porque mimamos alguém? Creio que por amor. Quando amamos, queremos o melhor para a outra pessoa, queremos protegê-la, ajudá-la, dar-lhe tudo o que podemos dar, queremos acarinhar e tentar agradar, tudo para ganhar um sorriso e conforto no coração.
Mas quando alguém tem tudo o quer, quer receber tudo o que puder. Habitua-se a ter tudo como lhe convém, habitua-se a olhar para o seu umbigo e não mais além. Começa a creditar verdadeiramente que o mundo gira à sua volta e que tudo acontece realmente em sua função. Adquire uma determinada visão do mundo e sobe tanto a fasquia das suas expectativas, que se torna cada vez mais difícil alcançar a sua satisfação, ou mesmo dar ouvidos à razão.
A falta de aprendizagem e treino para lidar com as suas frustrações leva a reacções de indignação perante um não, leva ao uso de um tom de voz injusto e a situações de manipulação emocional que ferem quem só lhe quer bem.
Frustrações na dose certa e consequências apropriadas, por muito que nos custe a acreditar, ajudam quem tanto amamos a dar valor a tudo de bom que recebe. Quando acedemos a um pedido de alguém, essa pessoa dará mais valor, se lhe fazemos a vontade apenas de vez em quando. Se fazemos sempre tudo o que alguém nos pede, esses gestos tornam-se banais e não são reconhecidos.
Será que mimamos alguém pensando que assim irão gostar de nós? Irão gostar dos mimos, não de nós. Para gostarem de nós, têm de reconhecer a nossa personalidade e respeitar-nos pelo que somos.
Repare em quem o/a mima. Essa pessoa gosta muito de si. Não seja injusto/a com ela.

2 comentários:

Não me deixe falar sozinha. Dê a sua opinião. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...