4 de setembro de 2011

O segredo para uma relação durar

A sedução tem prazo de validade. Quando o efeito termina, é necessária uma nova dose. Uma conquista também não é definitiva. Há que conquistar e reconquistar e conquistar novamente. A necessidade de sermos seduzidos e conquistados é como um vício. Um vício em que a abstinência não é saudável.
O segredo para a felicidade de um casal durar ao longo dos anos está em continuar-se a namorar sempre. Porquê esquecer as palavras que já conquistaram? Porquê esquecer os gestos que já fizeram sorrir, sonhar e amar? O amor é demasiado precioso para cair no desleixo. É antes como uma flor que precisa ser regada continuamente.
Ele deve cuidar sempre da felicidade da sua mulher, e ela da dele. Ele deve fazer o que ela gosta e ela o que o agrada. Se cada um cuida apenas da sua própria felicidade, estarão a ser independentes. Muita independência pode levar à solidão. Se ele a faz feliz e ela a ele, está assegurada a felicidade dos dois, como é justo. Isto é o mais importante, mas ainda é preciso mais.
Devem ser os melhores amigos do mundo. Devem poder falar sobre tudo, sem receios nem preconceitos, e saber ouvir. Devem ser cúmplices e confidentes. Mas ainda é preciso mais.
Ele deve continuar a dizer-lhe que ela é bonita, que é atraente, que não gosta de estar longe dela, que gosta do jeitinho como ri quando está nervosa, o modo como fala com entusiasmo, o tempero que põe na comida, o empenho com que trabalha e o modo como vive intensamente cada emoção. Deve continuar a dar-lhe flores, a levá-la a jantar fora, levá-la para dançar, dar-lhe presentes de surpresa e continuar a olhar-lhe nos olhos.
Ela deve continuar a desafiá-lo a subir montanhas e a mergulhar no mar, deve quebrar-lhe repetidamente a rotina e aliciá-lo com pequenas e grandes aventuras como fazer troços numa moto de quatro rodas, pedir-lhe que acelere o carro um pouco mais e depois pedir cuidado, saltar de uma serra com um parapente ou viajar para um país completamente diferente. Deve confessar-lhe como ele a faz sentir segura e como gosta de se apoiar no seu braço. Deve sempre “provocá-lo” e reconfortá-lo, tirar-lhe o juízo e recompensá-lo, desafiá-lo e amá-lo.
Nunca esquecer que as acções são mais importantes que as palavras, mas as palavras são tão necessárias como água. O mais importante é o carácter, mas a aparência não pode ser descuidada.
Ele não precisa medir mais que um metro e oitenta, não precisa ter abdominais tão definidos que possam ser contados à distância, nem bíceps grandes e redondos. Mas pode vestir o que lhe fica bem, usar perfume, pentear-se segundo a moda, mostrar aquele sorriso maroto e usar aqueles óculos de sol!
Ela não precisa queimar demasiadas calorias, nem ter toda a pele bem esticada, nem as perfeitas proporções das revistas de moda. Mas pode fazer lindos penteados, usar rímel, batom e perfume, vestir-se com elegância, caminhar com graciosidade, pintar as unhas, sorrir com ternura e pôr o cabelo para trás das costas com aquele jeitinho.
Namorem muito e namorem sempre!
Contem este segredo aos vossos homens.
Contem este segredo às vossas mulheres.

3 comentários:

  1. Que página maravilhosa você apresenta!Que assuntos tão pertinentes vovê trata!Bem haja por pôr os seus talentos a render deste jeito!
    Um beijinho de parabéns e obrigada pelo seu convite para visitar a sua página que é como quem entra na sua alma...
    Eu sou uma sessentona açoriana, professora aposentada e você?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito deste artigo.
    Ainda sou um pouco novo para comentar mas mesmo assim deixo a minha opinião.
    Não há duvida que a rotina é má. O novo e o desconhecido é que despertam atenção e interesse.
    A tendência de um casamento é 'cair' em rotina, mas esta não é difícil de combater. Pequenos gestos novos ou pouco usados são muito importantes. Por exemplo um "amo-te" inesperado considero extremamente reconfortante.
    Achei muita graça e concordo com o facto que no casamento não se deve deixar de namorar. Pelo contrário.
    Realço de novo que gostei muito deste artigo :D

    ResponderEliminar
  3. :) Muito obrigada! Também sou açoriana e sou professora há poucos anos. Fico contente que tenha gostado do meu blogue.
    Um abraço!

    ResponderEliminar

Não me deixe falar sozinha. Dê a sua opinião. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...