13 de setembro de 2011

As Três Peneiras de Sócrates


Sócrates - Fonte da Imagem

Antes de se dizer seja o que for, há que peneirar o que se vai dizer três vezes. O que temos para contar deve passar primeiro na peneira da verdade, na da bondade e na da necessidade. Se tudo o que é dito fosse peneirado, haveria menos calúnias, menos críticas desnecessárias e menos ofensas.
A história que ouvi contar das três peneiras de Sócrates era resumidamente assim:
Um homem foi ter com Sócrates para lhe contar algo que julgava ser do interesse do filósofo:
- Quero contar-lhe uma coisa sobre um amigo seu.
Mas antes de o ouvir, Sócrates quis saber se a história passava nas três peneiras: a peneira da verdade, a da bondade e a da necessidade. Deste modo, Sócrates perguntou:
- Tens a certeza de que o que me vais dizer é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei bem se é verdade.

- O que me vais contar é algo bom?

Envergonhado, o homem respondeu:

- Devo confessar que não.

- E o que me tens a dizer sobre o meu amigo é mesmo necessário? Eu preciso mesmo saber?

- Na verdade, não.

O sábio filósofo disse-lhe então:

- Se o que me queres contar não é verdadeiro, nem bom, nem necessário, é melhor que o guardes só para ti.


1 comentário:

  1. Gostei muito!
    Se mais gente houvesse como Sócrates o mundo seria menos mesquinho.
    Parabens pelo seu blogue.

    ResponderEliminar

Não me deixe falar sozinha. Dê a sua opinião. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...