14 de dezembro de 2011

Dicas para boas relações no local de trabalho

Colegas de Trabalho
Foto retirada daqui

É no nosso local de trabalho que passamos a maior parte do tempo que estamos acordados. Por isso, é importante que nos sintamos bem. Um dos factores que pode comprometer o nosso bem-estar prende-se com as relações entre colegas. Essas relações enfrentam, por vezes, dificuldades devido a diferenças a nível de personalidade, de objectivos e de métodos de trabalho. Para além disso, a forma como as pessoas se expressam, pode também fazer toda a diferença.
Ficam aqui algumas dicas que poderão contribuir para melhorar as relações interpessoais e/ou que, pelo menos, nos poderão ajudar a encarar melhor determinadas situações:
1-  Descobrir o porquê
Só é possível resolver um conflito depois de conhecermos a sua causa. É importante observar e perceber o que motiva determinada situação.
2-  Compreender o outro
Podemos não concordar, mas se nos conseguirmos colocar no lugar do outro, ver como ele vê, não só é mais fácil respeitar a sua perspectiva, como também aprendermos a lidar com essa pessoa.
3-  Interpretar a bem
É possível que levemos a mal algo que não foi dito com tal intenção. Ajuda pensar: “Ele/a não quis dizer aquilo.”
4-  Não levar a peito
Os conflitos que surgem no local de trabalho têm normalmente a sua origem em questões profissionais e não pessoais. Encare os conflitos de forma profissional, fazendo muito uso da razão e pouco da emoção.
5-  O tom
Fale num tom baixo e pausado.
6 – Diga ‘eu’ em vez de ‘tu’
Dizer: “Eu sinto que as minhas ideias não são tidas em conta.”; é muito diferente de dizer: “Tu queres tudo à tua maneira.”
7-  Usar “palavras caras”
O uso de vocabulário rebuscado remete o nosso enunciado para um nível formal, evitando que uma troca de opiniões menos simpática atinja determinados termos.
8-  Estudar o outro
É mais fácil lidar com quem conhecemos. Devemos estudar as pessoas com quem nos relacionamos. Perceber do que gostam ou não, saber no que acreditam e pelo que se regem. Assim, podemos evitar conversas desagradáveis e promover diálogos interessantes.
9-  Elogiar mais do que criticar
As críticas são necessárias, por vezes. Os elogios, sempre. Por cada crítica que necessite fazer a alguém, dê dois elogios, um antes e outro depois.
10 – Enfatizar a ideia da opinião
Quando der a sua opinião, use as expressões: “Na minha opinião”, “Penso que”, “Vejo as coisas de outro modo”…

11- Perante um conflito sério:

Não deixe de falar directamente com a pessoa em questão. Fale calmamente e, se necessário, em privado. Deixe o outro saber como pensa e como se sente e deixe-o/a explicar-se também. Procurem uma base de entendimento.

12 – Seja bondoso/a

Sempre que possível evite temas ou situações que prevê que possam vir a ser constrangedoras e promova diariamente situações agradáveis e conversas alegres.

1 comentário:

  1. Excelentes conselhos. Na minha opinião acho que aplico todas essas ideias de formas instintiva talvez devido à minha educação. Mas acho muito importante que este tipo de ideias seja divulgado para que inconsciente as pessoas interiorizem algumas delas. Às vezes é difícil de lidar com certas pessoas...

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