![]()  | 
| Foto retirada daqui 
É no nosso local de trabalho que passamos a maior parte do tempo que estamos acordados. Por isso, é importante que nos sintamos bem. Um dos factores que pode comprometer o nosso bem-estar prende-se com as relações entre colegas. Essas relações enfrentam, por vezes, dificuldades devido a diferenças a nível de personalidade, de objectivos e de métodos de trabalho. Para além disso, a forma como as pessoas se expressam, pode também fazer toda a diferença. 
Ficam aqui algumas dicas que poderão contribuir para melhorar as relações interpessoais e/ou que, pelo menos, nos poderão ajudar a encarar melhor determinadas situações: 
1-  Descobrir o porquê 
Só é possível resolver um conflito depois de conhecermos a sua causa. É importante observar e perceber o que motiva determinada situação. 
2-  Compreender o outro 
Podemos não concordar, mas se nos conseguirmos colocar no lugar do outro, ver como ele vê, não só é mais fácil respeitar a sua perspectiva, como também aprendermos a lidar com essa pessoa. 
3-  Interpretar a bem 
É possível que levemos a mal algo que não foi dito com tal intenção. Ajuda pensar: “Ele/a não quis dizer aquilo.” 
4-  Não levar a peito 
Os conflitos que surgem no local de trabalho têm normalmente a sua origem em questões profissionais e não pessoais. Encare os conflitos de forma profissional, fazendo muito uso da razão e pouco da emoção. 
5-  O tom 
Fale num tom baixo e pausado. 
6 – Diga ‘eu’ em vez de ‘tu’ 
Dizer: “Eu sinto que as minhas ideias não são tidas em conta.”; é muito diferente de dizer: “Tu queres tudo à tua maneira.” 
7-  Usar “palavras caras” 
O uso de vocabulário rebuscado remete o nosso enunciado para um nível formal, evitando que uma troca de opiniões menos simpática atinja determinados termos. 
8-  Estudar o outro 
É mais fácil lidar com quem conhecemos. Devemos estudar as pessoas com quem nos relacionamos. Perceber do que gostam ou não, saber no que acreditam e pelo que se regem. Assim, podemos evitar conversas desagradáveis e promover diálogos interessantes. 
9-  Elogiar mais do que criticar 
As críticas são necessárias, por vezes. Os elogios, sempre. Por cada crítica que necessite fazer a alguém, dê dois elogios, um antes e outro depois. 
10 – Enfatizar a ideia da opinião 
Quando der a sua opinião, use as expressões: “Na minha opinião”, “Penso que”, “Vejo as coisas de outro modo”… 
11- Perante um conflito sério: Não deixe de falar directamente com a pessoa em questão. Fale calmamente e, se necessário, em privado. Deixe o outro saber como pensa e como se sente e deixe-o/a explicar-se também. Procurem uma base de entendimento. 12 – Seja bondoso/a Sempre que possível evite temas ou situações que prevê que possam vir a ser constrangedoras e promova diariamente situações agradáveis e conversas alegres.  | 
Pesquisar neste blogue
14 de dezembro de 2011
Dicas para boas relações no local de trabalho
Publicada por
Manta de Retalhos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Excelentes conselhos. Na minha opinião acho que aplico todas essas ideias de formas instintiva talvez devido à minha educação. Mas acho muito importante que este tipo de ideias seja divulgado para que inconsciente as pessoas interiorizem algumas delas. Às vezes é difícil de lidar com certas pessoas...
ResponderEliminarMUITO BOM VER ESTES CONSELHOS E MELHOR AINDA É VER QUE GRAÇAS Á DEUS FAÇO USO DE VÁRIOS DELES,
ResponderEliminarÓtimas frases de incentivo. Acredito que aprendi a usar todas ao longo da vida.
ResponderEliminarEM GERAL FAÇO USO DESTES PRINCÍPIOS MAS, É MUITO INTERESSANTE E IMPORTANTE APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS NESTA ÁREA DOS RELACIONAMENTOS.
ResponderEliminar