29 de junho de 2011

Porque somos tímidos a dizer o que é bom?

Se pensarmos um pouco, não creio que seja difícil constatar que em diversos aspectos da nossa vida em sociedade, a tónica está mais na reclamação do que no reforço positivo. A crítica é uma constante e o elogio uma raridade.
Este facto não motivará as pessoas a não darem o seu melhor? Terá vontade de manter ou melhorar o seu desempenho, quer a nível profissional, quer a nível pessoal, quem não se sente recompensado pelo que faz de positivo? Vejamos três exemplos.
Um filho esforça-se por obter bons resultados na escola, esforça-se para se comportar correctamente, esforça-se para ter tudo arrumado, senão ouve um sermão ou fica de castigo. Este menino é um filho maravilhoso e é o orgulho dos seus pais, mas não faz ideia de que o é, se eles não lho disserem. Pode até viver com a crença de que não é suficientemente bom e que não está a agradar os seus pais.
Um funcionário dá o seu melhor na empresa onde trabalha. É competente, relaciona-se bem com os colegas, com os seus superiores e com os clientes, até contribui para dar bom nome à empresa e o seu chefe está muito satisfeito com ele. Mas se nunca lho disser, o funcionário pode pensar que o seu desempenho não é suficientemente bom, pode ficar desmotivado com a sua profissão e até deixar de trabalhar com o coração.
Uma mulher esforça-se por mimar o seu marido. É uma excelente cozinheira, tem a casa impecável, tem um bom emprego e contribui muito para as despesas do lar, é linda, atraente e muito carinhosa. Mas se o marido deixa de lhe dizer que a ama e que a admira pelas suas qualidades, ela pode desenvolver uma série de complexos e até tornar-se ciumenta.
O ser humano é um ser social por natureza, e, como tal, adora falar, dizer, contar. Porque é que não preenchemos frequentemente os nossos diálogos com referências a tudo o que gostamos nos outros? Para além de fazer bem à auto-estima de cada um e de motivar cada pessoa a dar sempre o seu melhor, também fortalece toda uma série de laços sociais, profissionais, familiares, e amorosos.
Como seria bonito se todos fossem dotados na arte de elogiar, se esse dote fosse contagioso e tivéssemos uma enorme epidemia!

5 comentários:

  1. É por isso que eu gosto de elogiar este blog e os seus textos, para que continue com o optimo trabalho e que o faça com gosto :D

    ResponderEliminar
  2. Uauuu sem palavras senhora Manta:)
    Já alguma vez te disse que és linda, maravilhosa, escelente professora e colega. Amiga especial e uma pessoa incomparável?

    :) Beijinhos.
    P.S - Estou a rebentar de trabalho. Reza por mim.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada! Estou a rezar por ti. Vai correr tudo bem. Força! :D

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente o ser social só se preocupa com a desgraça alheia... mas é sempre bom ler palavras positivas e apelativas à afectividade entre as pessoas :) Gostei de ler!
    Kiss* Kiss*
    Carminho

    ResponderEliminar

Não me deixe falar sozinha. Dê a sua opinião. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...