17 de agosto de 2011

Porque é tão difícil deixar de fumar?



Fumar
Fonte da Imagem
 
Começa-se por uma série de razões: rebeldia, porque parece “fixe”, por influência, para parecermos grandes, por depressão, por ansiedade, para chamar a atenção, enfim, a lista é longa.
Pensamos sempre que não vamos ficar viciados. “É só um agora.” “É só quando saio à noite.” “Eu não tenho vício. Quando quiser largar, largo.” Mas grão a grão o vício vai penetrando e vai ficando até gostarmos muito dele.
Sabe bem depois das refeições. Antes tomar café sem açúcar do que sem cigarro. À noite, acompanhando uma bebida alcoólica, nada melhor. Quando um fumador puxa o cigarro, os outros vão todos atrás. Antes não ter tabaco do que não ter lume. É imprescindível perante a ansiedade. Necessário para comemorar. Ajuda o sono a vir. Ajuda a passar o tempo. E quando já não podemos começar o dia sem ele, quando ele nos chama logo pela manhã, onde o vício já vai!
Há sempre um dia em que pensamos deixar de fumar. Há sempre uma razão. Sempre chega a altura em que decidimos tentar cortar com este hábito. Há quem chegue a tentar várias vezes. E é aí que descobrimos o que significa vício.
O vício é como uma fome. Quem é viciado, tem necessidade de fumar, como todos temos necessidade de comer. Tentar deixar de fumar é como estar a fazer dieta para emagrecer e ter de renunciar a uma série de coisas que se gosta de comer. É como uma espécie de paixão proibida, em que não devemos ter aquilo por que ansiamos. Não admira que seja tão difícil deixar de fumar. Admiro muito todos aqueles que conseguem!

1 comentário:

  1. Meu avô há longos anos me dizia: «RUÍM VÍCIO QUE O HOMEM TENHA SEJA O DE FUMAR». A relatividade que existe de apanharmos tantos tipos de doença é enorme. Mas isto não nos impede de tentar.

    VAMOS CONTINUAR A TER ESPERANÇA. ÁS VEZES TAMBEM TUDO É POSSÍVEL. Beijinhos do pai.

    ResponderEliminar

Não me deixe falar sozinha. Dê a sua opinião. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...