30 de agosto de 2011

Tudo Por Um Sonho

Testemunho breve de um açoriano que se candidatou à academia da Força Aérea para a especialidade de piloto aviador.

Chipmunk 1306
Chipmunk 1306 - Fonte da Imagem

            Os sonhos existem para ser alcançados e, para os alcançar, muitas barreiras temos de ultrapassar.
            O meu sonho era ser piloto na Força Aérea e para isso candidatei-me à respectiva academia.
            A candidatura consistia em passar a diversas provas como testes psicotécnicos, médicos e físicos, mas a minha primeira prova foi afastar-me da minha família. Sendo eu dos Açores e indo prestar provas a Portugal continental, tive um oceano entre mim e a minha família. Tinham começado as dificuldades. Mas isso foi ultrapassado com o bom ambiente que encontrei e com a minha visão de um futuro risonho. O sonho valia a pena.
            Os testes que se seguiam não eram fáceis, mas o que é fácil nesta vida? Por várias vezes pensei que iria perder, mas os veredictos finais dos superiores foram sempre favoráveis para minha enorme satisfação.
            Até agora o teste mais difícil foi o estágio de selecção de voo. Tinha duração de duas semanas em regime de internato na própria academia. Consistia em avaliar a nossa aptidão ou a primeira abordagem aos aviões. Os primeiros três dias foram intensamente teóricos com aulas de sol a sol e ainda com a necessidade de fazer grandes noitadas para captar toda a teoria. Foi um esforço intenso de que não estava nada à espera nem habituado. A somar a todas as dificuldades, éramos muitas vezes castigados por pequeníssimas asneiras e tínhamos de obrigatoriamente fazer um teste teórico onde tínhamos de obter pelo menos 80%. A pressão era intensa, mas fui recompensado pelo trabalho despendido e com as perspectivas de realização de um sonho. Após os dias teóricos e a aprovação no teste, começámos a pilotar aviões. Foi a experiência que fez valer todas as dificuldades por que tinha passado. Aprendi muitas coisas e ainda tive oportunidade de fazer acrobacias com o avião. Não tenho grandes palavras para caracterizar a sensação mas foi fantástico. Foi das melhores experiências que tive na minha vida.
            Depois de tudo, de ver gente a reprovar, pessoas a desistir, a pressão que senti e as injustiças que sofri, sinto-me um sortudo e capaz de fazer qualquer coisa para concretizar um sonho. E ainda fiquei ciente que vale a pena lutar pelos nossos desejos.
            Por tudo isto vou encarar a minha última prova, a prova de aptidão militar, a prova que todos temem por ser a mais difícil, a prova que só os melhores conseguem passar de forma corajosa, com espírito de sacrifício e com a ideia de que são capazes. Tudo por um sonho.

4 comentários:

  1. Muito obrigada pelo teu testemunho. É muito optimista e é isso que se pretende neste espaço. Optimismo e força para conseguirmos alcaçar os nossos objectivos. É muito importante acreditar e a nossa força de vontade pode fazer a diferença. O teu exemplo deixa-me muito motivada. Um abraço forte!

    ResponderEliminar
  2. Força. Cheira-me que conheço este testemunho. Gostei de o conhecer. Um beijinho grande e tudo de bom. Vais conseguir:)

    ResponderEliminar
  3. Não há nada como termos a consciência tranquila de ter feito tudo o que estava ao nosso alcance para conseguirmos o que queríamos.

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida! Concordo plenamente consigo DAM.

    ResponderEliminar

Não me deixe falar sozinha. Dê a sua opinião. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...