4 de maio de 2011

Médicos e Pacientes

Ser médico é uma profissão muito importante. Os médicos tratam da nossa saúde, o nosso melhor bem. Daí que a saúde seja tão cara, embora não tenha preço.
       Um médico tem de ter um vasto e bem consolidado conhecimento científico. Tem de ser competente, minucioso, seguro, inteligente e muitas vezes intuitivo. Tem uma grande responsabilidade, a qual não invejo.
       Não deviam trabalhar demasiado, pois o excesso de cansaço compromete o nosso desempenho profissional. Mas como não trabalhar demasiado quando são tão precisos?
       O que peço aos médicos, é que não fechem as portas da sua sensibilidade ao lidar com os seus pacientes. Nós, pacientes, não sabemos o que vocês sabem. Não estudámos o que estudaram. Trememos perante sintomas que não são graves, porque desconhecemos do que sofremos. Negligenciamos exames e consultas importantes, porque não conhecemos tão bem a gravidade da nossa condição, ou porque temos medo. Por vezes, só o facto de não conhecermos os procedimentos de determinado exame ou intervenção cirúrgica, ficamos ansiosos ou mesmo deprimidos. Também é muito difícil para nós receber certas notícias.
       Sejam seguros e objectivos com o vosso bisturi. Mas ouçam-nos com o vosso estetoscópio antes de nos darem aquelas notícias. Dêem lugar à vossa sensibilidade quando falam connosco. A verdade é que precisamos de uma palavra amiga, precisamos de esperança… A verdade é que às vezes tudo o que precisamos é daquela frase tão simples: “Vai correr tudo bem!”
       Obrigada a todos os médicos que, além de serem bons profissionais, são amáveis com os seus pacientes. Obrigada!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não me deixe falar sozinha. Dê a sua opinião. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...