28 de agosto de 2011

Tipos de Violência (Doméstica)

Veja também: O Ciclo da Violência Doméstica

Mulher com a boca cosida com linha
Fonte da Imagem

A violência não é apenas física. Quando alguém nos pergunta o que é a violência e nos pede um exemplo, normalmente referimos a violência física. Se insistirem connosco e nos pedirem um exemplo de violência de outro tipo, conseguimos lembrar-nos da violência verbal. Mas a violência não tem apenas estas duas facetas. Para além de física e verbal, ela também pode ser psicológica/ emocional, económica e sexual.
Violência Física
Este tipo de violência é dos mais fáceis de identificar. Está relacionada com agressões corporais, como bater, arranhar, morder, dar pontapés, empurrar pelas escadas abaixo e tudo o que possa causar danos físicos.
Violência Verbal
Prende-se com insultos, comentários cruéis, berros e todas as ofensas que se podem fazer através da linguagem.
Violência Psicológica/ Emocional
Manifesta-se através de acções como criticar, interromper constantemente a refeição, trabalho ou lazer de alguém para lhe ordenar que faça determinada tarefa, culpar, menosprezar, controlar, proibir, não deixar sair de casa, forçar a fazer coisas, tratar como empregado/a, não considerar a sua opinião, entre muitas outras.
Violência Económica
Está relacionada como o facto de se tirar dinheiro, esconder a situação financeira, negar o acesso à conta bancária, obrigar a pedir dinheiro e a prestar contas, assim como controlar as despesas, negando autonomia à outra pessoa e fazendo com que se sinta descontente e oprimida.
Violência Sexual
Não tem apenas a ver com impor o acto sexual através da força física. Outros exemplos deste tipo de violência são fazer comentários depreciativos do corpo de alguém, comparar com modelos, toques indesejados, criticar atitudes e chamar frígido/a, exigir uma relação sexual quando a outra pessoa está cansada, ou doente, entre outros.
Há muita violência que não é encarada como tal por parte de muitas pessoas. Mas quem a sofre, sempre soube. Ninguém precisa tolerar uma situação que o/a faz sentir desconfortável, deprimido/a ou receoso/a. Há sempre uma saída.

Linha Telefónica de Informação as Vítimas de Violência Doméstica

Responda à sondagem que está no início da barra do lado esquerdo. Obrigada!
Fonte: Baseado em apontamentos da formação “Desenvolvimento Positivo das Relações de Género na Adolescência”, promovido pelo Centro de Formação de Associação de Escolas da Terceira, S. Jorge e Graciosa, em parceria com a DRSSS.

1 comentário:

  1. Artigo extremamente elucidativo e esclarecedor.
    É importante as pessoas terem noção de todos os tipos de violência que existem para que de alguma forma possam evitar comportamentos semelhantes e se possam proteger dos mesmos

    ResponderEliminar

Não me deixe falar sozinha. Dê a sua opinião. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...